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Campanhas com pontos e recompensas mudam a cara do consórcio no Brasil

  • Foto do escritor: WorkAll Business
    WorkAll Business
  • 17 de out.
  • 2 min de leitura

Nos últimos meses, uma nova modalidade de atratividade tem ganhado força entre administradoras de consórcios: o uso de programas de recompensas para impulsionar a venda de cotas. Um exemplo recente foi a campanha da XP Seguros, que ofereceu até 70 mil pontos Livelo para clientes que contratassem consórcios de imóveis ou veículos até o fim de agosto.


A estratégia, que já é comum em cartões de crédito e bancos digitais, começa a ganhar tração no universo do consórcio, antes mais conservador em seus mecanismos de incentivo.


“Estamos vendo uma reconfiguração de posicionamento. O consórcio, que sempre foi vendido com apelo de planejamento, agora está sendo ancorado também na ideia de benefício imediato”, afirma Luiz Otávio Almeida, consultor de produtos financeiros e ex-diretor de relacionamento da ABAC.


Segundo dados internos da XP, o volume de consultas sobre consórcio aumentou 32% durante o período da campanha. A promoção previa a distribuição escalonada de pontos Livelo uma das maiores plataformas de fidelidade do país conforme o valor do crédito contratado. Para imóveis, o bônus chegava a 70 mil pontos. Para veículos, o teto era de 30 mil.


Além disso, os clientes beneficiados tiveram acesso a outras condições especiais, como isenção da taxa de adesão, desconto nas parcelas e validade estendida dos pontos por até 24 meses.


“O objetivo é simples: aumentar a percepção de valor imediato em um produto tradicionalmente associado a médio e longo prazo”, disse a empresa, em nota.

Especialistas do setor acreditam que este pode ser apenas o início de uma tendência maior. Grandes administradoras têm buscado modernizar a imagem do consórcio e, ao mesmo tempo, disputar a atenção de um público mais jovem, que costuma priorizar experiências de consumo, bônus e cashback.


“Se a lógica é competir por atenção no mercado financeiro, é natural que o consórcio comece a adotar estratégias semelhantes às de bancos e fintechs. Estamos vendo o início de uma gamificação do consórcio”, analisa Amanda Rizzo, economista e colunista de comportamento financeiro.


Para os analistas, a tendência é que outros players sigam o mesmo caminho e que esse tipo de bonificação passe a fazer parte do modelo comercial de forma definitiva.


Fonte: InfoMoney, XP Investimentos, ABAC (Associação Brasileira de Administradoras de Consórcio)

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